Aprenda a dizer não aos colegas de trabalho

Dizer não aos colegas de trabalho, nunca deve ser considerado como desrespeito, é possível dizer não e ainda assim ser respeitador e respeitado.  Quer seja no seu trabalho, ou até na tua vida social ou pessoal, a palavra não pode significar apenas atitude de respeito. Saiba como dizer não em seu local de trabalho.

dizer não aos colegas de trabalho

 

Pense sempre antes de dizer algo

Você nunca tem de responder logo à proposta ou a um pedido. Por vezes poderá parecer que a resposta tem de ser dada no momento, na verdade é que se for bem pensada será uma resposta mais adequada e mais realista. Diga a quem propôs a pergunta “Honestamente estou cheio de trabalho, ter que pensar nisto e dar a resposta mais tarde ou amanhã”. É evidente que resposta não deve passa da tarde ou da manhã seguinte. Desta forma você poderá pensar nas suas opções, considerar o que deverá considerado e dar uma resposta honesta.

 

Responda de forma positiva

Quando oferecem algo que não queira receber ou te pedirem para fazer algo, nunca deve dizer simplesmente que não, mas sim agradecer por esta oportunidade ou a oferta e mesmo assim dizer que não. Ex: ”Obrigado por ter lembrado de mim, mas desta vez não poderei ajudar porque estou cheio de trabalho”.

responda

Procure o possível justificar

Para causar um tom positivo e não ser considerado como uma pessoa extremante arrogante justifique o porquê de dizer não. O motivo que você apresentar deverá ser verdadeiro e não uma invenção porque a mentira tem sempre pernas curtas.

justifique

Seja honesto e Natural

Para que não volte a acontecer um pedido que seja desadequado seja claro e natural, exponha os seus motivos e deixe a conversa fluir por aí. “Agradeço muito, mas a minha situação profissional não me permite aceitar a sua oferta neste momento”.

 

Ouça a pessoa, seja um ouvinte

As vezes temos colegas que tendem a ficar chateados ou até indignado pelo facto de receberem um não como resposta, mas também existem aqueles que irão compreender. Para que a situação seja o mais respeitoso possível, é importante que você ouça o seu colega, os seus motivos e a sua reação não deve ser comprometidos, com total respeito e consideração pelos sentimentos dele. Só desta forma conseguirá criar condições de trabalho e manter o respeito da camaradagem no local de trabalho.