Disciplina em etiqueta na mesa

Etiqueta na mesa é muito mais do que um conjunto disciplinar de regras. Comportar-se bem nas refeições faz parte da autopromoção da sua imagem e denota o quanto você se importa em fazer e trazer uma boa presença à sua companhia na hora de sentar-se à mesa. Além disto, em certas ocasiões de encontros profissionais e de negócios, seguir a etiqueta à risca na mesa é também uma forma de expressar o seu profissionalismo, respeito e segurança.

regas de etiqueta na mesa

Os talheres em suas várias formas de uso são os pontos que tem confundido as pessoas quando se deparam com um jantar ou um almoço formal – Normalmente se enganam quem acha que esse tipo de situação já ficou só no passado. Conheça agora algumas formas vigentes de regras de etiqueta à mesa:

 

O ABC da mesa

Regras e disciplinas gerais de etiqueta à mesa

Seguindo este roteiro, algumas regras são universais e também deverão ser aplicadas.

A dica clássica “comece a usar os talheres de fora para dentro” é realmente válida.

Depois de serem colocados em pratica, os talheres não devem mais ser encostados na mesa, apenas serão apoiados dentro do prato conforme o estilo de etiqueta a ser usado (europeu ou americano).

Desta forma algumas pessoas gesticulam com os talheres em mãos. Sempre que for falar, o ideal e coloca-los apoiados no prato.

Para sinalizar para garçom que está satisfeito, coloque o garfo e a faca alinhados no prato, sendo o garfo ao lado esquerdo ficar abaixo da faca. Para um entendimento mais culto, eles devem seguir as posições do ponteiro do seu relógio quando atinge às 4 horas ou às 6 horas.

Os talheres que não foram usados deverão continuam na mesa, intocados.

Facas de cortar carne são utilizadas apenas para carnes vermelhas e aves. Os peixes têm a sua faca própria, que eventualmente é usada para afastar peles e espinhas que possam aparecer. Omeletes, legumes e outros alimentos devem ser cortados com o uso do garfo.

Massas de espaguetes e talharins não deverão ser cortados. Enrole alguns poucos fios no seu garfo e leve à sua boca.

Na hora de tomar qualquer sopa, leve a colher à boca pela sua lateral. Incline-se um pouco para frente e evite que gotas caiam sobre a sua roupa.

Talheres – Etiqueta à mesa

Lembre-se elegância e discrição são os carros chefe da etiqueta na mesa. Com a correria do seu dia a dia as refeições estão cada vez mais sendo feitas rápida e informalmente, as etiquetas acabam sendo deixadas apenas para datas muito especiais; mais lembre, elas jamais devem ser deixadas de lado. Com prática e treino, tais atos se tornarão tão naturais, até mesmo fora das suas formalidades.