Hábitos a serem abordados antes de falar em público

Ter habilidades, na maior das vezes, vêm com a prática. Com ama boa oratória. Por isso, procure exercer práticas que podem ser postas em ação antes mesmo de você falar em público, ajudando-o a adquirir mais confiança a ponto de sentir-se seguro para o momento.

Aprenda a falar em público

 

Estude sempre assunto

Dominar sempre assunto que for proposto é fundamental para uma boa desenvoltura em público. Além de você poder conseguir conduzir o assunto com naturalidade, você não poderá ser pego de surpresa, por não saber responder alguma possível pergunta da sua audiência.

 

Planeje bem

Monte roteiros com tópicos que serão essenciais na sua fala. A intenção não é apenas criar um texto pronto, mas ter anotado as palavras-chave focadas no assunto. Uma boa técnica para você colocar em prática é a dos mapas mentais: monte um fluxograma com o assunto principal do seu discurso, e destaque pontos importantes a não serem esquecidos.

 

Conheça seu público

Para se saber melhor como planejar a sua abordagem, é importante procurar sempre conhecer o seu público (idade, experiência, o que eles esperam de você, etc.).

Treine sempre

Treinar poderá parecer estranho ficar falando sozinho ou na frente do espelho, mas a prática e que leva à perfeição. Quanto mais você se acostumar a falar sobre o seu assunto, mais irá memorizar o seu roteiro, se sentindo cada vez mais confiante.

Estratégias para falar em público

Chegou o momento de começar a falar. E agora?

Procure ser natural

Por mais que você tentara agradar ao público, a melhor forma que é eficaz técnica de empatia é manter a naturalidade. Não fuja disso – além de não ser uma prática sustentável, a plateia com certeza irá perceber (e não irá gostar).

 

Cuide da sua linguagem

Cometer erros gramaticais sempre, isso comprometer a sua fala, inclusive a autoridade ela tenha. Ter certeza de que está falando corretamente e cuide dos verbos, e suas concordâncias, tenha muito cuidado com erros grandes, como “menas” e “a nível de”, por exemplo.

 

Manter-se em bom ritmo

Ter uma fala bem organizada com um ritmo adequado garante que o seu discurso não torne enfadonho, difícil de acompanhar. Se a sua fala requerer explicações, por exemplo, pode acabar diminuindo o seu ritmo para que os outros consigam acompanhar o seu raciocínio. Se for uma fala mais informal e que todos normalmente já estejam entrosados, poderá adotar uma velocidade maior. Aqui, voltamos à preparação pré-discurso: conheça bem o seu público.

 

Como tornar o seu pronunciamento mais interessante aos ouvintes?

Ter ideias de com apresentar o seu conteúdo e até diferentes suportes para a sua palestra podem torná-la mais interessante para quem estará te ouvindo. Veja algumas dicas para potencializar a sua fala:

 

Utilizar imagens

E bem interessantes, atraentes e ajudam a você memorizar a temática tratada. Se possível, faça uso de imagens, que mostra gráficos, vídeos de recursos audiovisuais. Uma plataforma dinâmica e muito útil é a revolução nos segmentos estilo PowerPoint.

Abrace seu público

Gerar situações de participação das pessoas mais ativamente ou se sintam contempladas é essencial cativar a plateia e segurar a atenção de todos ouvintes. Contar histórias que sejam relevantes ao tema, convidar as pessoas para responder perguntas, usar do bom humor e fazer uma reflexão são formas que gerarão um bom engajamento em quem está ouvindo.

 

Falar em público não tem nenhum segredo: é preciso apenas organização, conhecimento e uma pitada de alto confiança. Aposte em suas apresentações, principalmente no campo profissional: elas podem mostrar quão seguro e concentrado você é, além de indicarem boa capacidade de liderança no mercado.