Aprenda afiar facas

Afiar facas e fundamentais em qualquer cozinha do mundo! Não importa se a pessoa é uma dona de casa que cozinha diariamente para sua família ou um renomado chef que trabalha em um restaurante, é importante que as facas estejam sempre afiadas.

Aprendendo a afiar facas

Afiar facas ou lâminas pode ser simples, que qualquer pessoa poderá fazer, saiba que exige muito conhecimento e anos de prática. Tudo dependera, basicamente, do resultado que se espera e, valorizando o instrumento que se está afiando.

Um chef de cozinha do restaurante é um tanto subjetivo a falar sobre amolação de facas, pois cada profissional utiliza um tipo ou diversos modelos de facas. Utilizar facas de lâminas mais finas que a daqueles que trabalham com carnes nobres, que requerem sempre lâminas mais grossas. Cada faca tem sua função, e um ponto diferente.

Apesar das particularidades de cada faca, você poderá conhecer algumas das maneiras mais conhecidas de se afiar esses instrumentos.

Como afiar faca na pedra

As orientações e dicas de pessoas da rede de franquias de marmitas japonesas. “Utilizo muito as facas dentro do meu cotidiano para fatiar os peixes e ingredientes de acordo com a exigência de uma boa culinária oriental. Sendo assim, saber afiar facas são instrumentos muito necessários, pois precisam estar sempre afiadas”.

Primeiramente, é necessário que pedra esteja bem molhada por uns dez minutos. Uma sugestão é deixá-la em um recipiente com água de molho.

Vale notar que a pedra tem dois lados: um mais poroso e outro mais liso. Quem afia as facas regularmente utilizar somente o lado mais fino da pedra.

Deslize a faca em toda a pedra. Isso com ela em um ângulo de aproximadamente 30 graus.

“É como cortar a pedra de maneira bem fina, ao longo dela inteira”. Nos vídeos você poderá conferir métodos simples e rápido para afiação: