Sal rosa do Himalaia e bom para saúde

Sal rosa do Himalaia, há um crescente interesse das pessoas por alimentos mais saudáveis. O desejo de cuidar da alimentação é muito valioso. Há pessoas que vivem perdidas diante de tantos conselhos e opções oferecidas no mercado alimentício.

Sal rosa do Himalaia e remédio

Camila Secches, endocrinologista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), especialista em nutrologia pela ABRAN professora de endocrinologia da Faculdade de Medicina de Itajubá. Sal do Himalaia, o que é? É mesmo benéfico à saúde?

SAL DE VERDADE NÃO CAUSA HIPERTENSÃO

Você verá e ouvira respostas para estas e outras perguntas abaixo, para que, ao final da leitura, sinta-se mais segura para escolher o “sal ideal” para sua a alimentação.

O que é o Sal Rosa?

Camila explica que há cerca de 200 milhões de anos, o mar alcançava o leito da cordilheira do Himalaia, que situa na Ásia e atravessa por vários países, como China, Nepal, Myanmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia. O mar foi gradualmente se afastando da cordilheira ao longo dos anos, mas deixou no terreno uma camada de cristais de sal marinho”.

Alguns anos depois, este sal foi encoberto com lava vulcânica. Acredita-se que a lava foi que protegeu o sal da poluição e alterações climáticas e, por isso, hoje em dia, o Sal do Himalaia é o sal mais puro encontrado no planeta. As várias tonalidades de rosa dependem da quantidade e qualidade dos minerais que o compõe, especialmente da proporção de ferro”, destaca a especialista em nutrologia.

Benefícios do Sal do Himalaia para a saúde

O Sal do Himalaia é natural e rico em iodo. Tem menos do que ¼ na sua composição em sódio e contém mais de 80 tipos de minerais e elementos que incluem magnésio, cálcio, potássio e bicarbonato.

Por ter tantos minerais, o Sal do Himalaia, poderá estar associado a diversas situações:

Manter o equilíbrio hidroeletrolítico do nosso corpo; restaurar o pH do estômago;

Diminuir o risco de doença do refluxo gastroesofágico;

Reduzir a incidência de bócio e aumento da tireoide;

Prevenir contra câimbras;

Manter a boa saúde dos ossos e dentes;

Ajudar o intestino a absorver melhor os nutrientes.

É natural e isento de microrganismos por ter menos sódio do que o sal comum, tem menor impacto nos níveis pressóricos.